biotecnologia
a minha ausência deve-se a estar envolvido num projecto que vai nascer em portugal, no próximo mês de setembro.
é um laboratório biotecnológico de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical, a empresa já existe em portugal mas as células são guardadas na bélgica.
as células estaminais são indiferenciadas tendo a capacidade de se autorenovar e dividir infinitamente, ou seja a partir destas células é possivel curar variadas doenças ou mesmo fazer a colonagem de qualquer tipo de orgãos e até humanos.
estes laboratórios por questões éticas são bastante polémicos, na alemanha foi proibida a criopreservação de células estaminais bem como todas as investigações envolvendo embriões.
deixo aqui o link da bionet onde podem saber mais sobre realmente o que são as células estaminais e para que servem, pois o laboratório será em principio inaugurado no próximo dia 8 de setembro e promete ser um assunto bastante polémico.
A ciência é realmente fantastica e tem evoluido rapidamente , mas falta legislação que imponha limites (nao tarda temos uma população toda alta loira de olhos azuis e de elevado QI )no entanto quando nos calha a nos achamos tudo valido para salvar um pai, uma mãe um filho.. enfim.. VENHA A LEGISLAÇÃO!!!!
Elise em 09 agosto, 2005 17:41
Cetus, os meus parabéns. Desejo a maior das sortes para este projecto. A qualidade de vida de milhares, milhões de pessoas pode melhorar com esta tecnologia. Compreendo os dilemas legais, morais e éticos, mas ...
Anónimo em 09 agosto, 2005 18:18
Bem aqui temos um assunto mto polémico que está na moda ultimamente.
Concordo com todas as investigações no sentido de ajudar a curar doenças.. a investigação à volta das células estaminais é importante visto que acaba (teoricamente) com o problema da rejeição de certos órgãos (as percentagens de rejeição na substituição de órgãos ainda são altissimas).
No entanto todas as investigações à volta da clonagem discordo completamente.. n irá ajudar em nada.. só a piorar.. a evolução faz-se através da bio-diversidade.. e não através do que achamos ser o ideal.. o mais bonito.. é sabido que certas epidemias dizimam milhares de pessoas mas no entanto, graças à bio-diversidade mtos sobrevivem.. se forem os próprios humanos a escolher tende-se a uma normalização q poderá ser fatal futuramente (um vírus q ataca os gaijos altos de olhos claros AHAHAH :p)
Abraço man
Mocho Falante em 09 agosto, 2005 23:22
Foi bom teres ido ao meu poiso, pois assim deu-me a opotunidade de conhecer este simpático blog, assim agaredeço-te a tua visita e a opotunidade de poder conhecer o teu poiso... vou voltar e por isso ´TÁS LINKADO no Lugar do Mocho
Um abraço
Marta em 10 agosto, 2005 09:14
Boa sorte. Que tudo corra pelo melhor. Beijo
Desconhecida em 10 agosto, 2005 11:09
Cetus, não te imaginava envolvido num projecto tão grandioso como este. Que bom que é quando nos surpreendem. Parabéns!
Beijos
Anónimo em 10 agosto, 2005 13:38
Excelente projecto! Quando o progresso avança é bom olharmos para o que ele traz de benéfico, mesmo que também traga muito de maléfico. :-)
Beijo doce
Anónimo em 11 agosto, 2005 10:09
Eis um tema interessante, mas antes de babosear acerca dele, gostaria apenas de esclarecer a natureza do envolvimento do Cetus com o projecto: empregado da limpeza com aspirações a uma carreira aliciante como cobaia looolllllllllll. Kidding! Mas acho que era interessante partilhares c’a malta de que forma estás envolvido com o projecto.
Passando ao assunto propriamente dito, que é de longe mais importante que o mourcon do Cetus ou da natureza do seu envolvimento neste projecto, numa palavra, sou genericamente a favor, tal como de todas as iniciativas que tem potencial de trazer um grande bem à Humanidade.
Conforme dizia a {-Sutra-}, também eu sou da opinião que aquilo que possa trazer de benéfico a este planeta é benvindo, mesmo que traga associados alguns riscos.
Mas reparem na subtileza da diferença entre o que ela diz e o que eu digo: eu não falo de malefícios, mas de riscos. Riscos, porquê? Porque podem materializar-se ou não! Tudo depende de nós, o uso que damos a algo inerentemente bom.
Já demos muitas provas boas no passado, mas estou de acordo que em muitas coisas temos dado péssimas provas de gerir o progresso: poluição, efeito de estufa, guerras, etc, têm sido o uso de muitos dos avanços tecnológicos.
Cabe não só regulamentar muito bem estas coisas, mas também, ou até diria especialmente controlar bem que as regras são cumpridas. Podem chamar-me de ingénuo, mas se não partirmos deste princípio, nunca nada evoluiria!
Quanto ao aspecto filosófico / teológico da questão, como já foi bom de ver, não ligo nada a isso. Mas há muito boa gente que vai usar esse argumento, cujo peso será tão ou mais importante consoante a sociedade em que se insira.
Convençam-me com outros argumentos que não esse, como por exemplo que se as pessoas começam a viver 150 anos, dentro de 1 século a população mundial duplica, que não há espaço nem recursos para tanta gente, etc etc. E quem diz este argumento diz outros, mas também é para lhes fazer face que a regulamentação deverá ser bem pensada e melhor executada ainda (costuma ser, não raras vezes, o problema das leis, não a sua concepção, mas a falta de controlo!).
Cetus em 11 agosto, 2005 12:07
para os que não me conhecem pessoalmente e não sabem o que eu faço, eu explico, não sou nenhum cientista maluco, sou apenas um técnico de segurança, ou seja pensei um sistema integrado para proteger o laboratório a todos os niveis, uma vez que é um espaço limpo tal e qual uma sala de operações mas que tem a particularidade de ter de estar completamente descontaminado e protegido eternamente.
Portanto a minha função é apenas garantir que este laboratório esteja protegido de todos os riscos, como por exemplo intrusão , detecção de incendio precoce, niveis de concentração de nitrogénio, controle de nivel de concentração de oxigénio, sistema de cctv, sistema de controlo de acessos....tipo a (NASA)LOL
ou seja eu sou o gestor do projecto, mas conto com o apoio quanto a mim de um dos melhores engenheiros técnicos e com o melhor desenhador do mundo e depois com uma equipe de instalação fantástica, e posso dizer que os cientistas portugueses que abraçaram este projecto de criopeservação de células estaminais são dois putos novos e normalissimos.
em resumo e para os que pensavam que eu era um cientista maluco, tirem o cavalinho da chuva, eu sou apenas e só o gajo que lava os vidros que não é menos nem mais do que os restantes.
Babies em 11 agosto, 2005 16:36
Com tanto conversa até já estava a ficar preocupada se tinha um cientista em casa e não sabia, lol. Afinal, não, é só um limpa vidros que tem uma capacidade enorme de se adaptar e desempenhar as suas funções com extremo profissionalismo e dedicação.
Quanto ao assunto em si, para mim é bastante polémico, ainda mais na sociedade em que vivemos, com tantas opiniões diversas e contraditórias, no meio do catolicismo e outras mais religiões... veremos como saberá a nossa sociedade lidar com assunto de tamanha importância e até que ponto os benefícios se sobrepõem a esses tais riscos, como lhes chama o WG. A verdade é que até até hoje não temos tido muitos bons exemplos no que vem "de cima"...
Esperemos que nos espantem e possam vir a salvar muitas e muitas vidas.
Anónimo em 12 agosto, 2005 12:05
Olá pessoal,
Cetus força com o projecto...q tenham mto sucesso.
Qto ao post, n tenho mais anada a acrescentar aquilo q foi dito...
Certamente q vai trazer muitos beneficios, e salvar a vida de muita gente.
É impressionante saber como um simples cordão umbilical pode salvar a vida da mesma pessoa ao fim de 40 ou 50 anos.
Bom fds e lá vou eu de férias...yupi
Crepúsculo Maria da Graça Oliveira Gomes em 12 agosto, 2005 17:58
Olá amigo, ai vai te preparando que se lhes dá na gana pois podes contar que te " não, mas não me fodas o juizo" fazem mesmo isso preparate. Beijokas
» Enviar um comentário